A Associação de Socorros Mútuos João de Deus (ASMJD) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) centenária, que surgiu no século XIX (1897). Trata-se de uma instituição mutualista, sem fins lucrativos que desenvolve a sua actividade na área de prestação de cuidados de saúde, através da Clínica e da Farmácia João de Deus. As condições financeiras necessárias para sustentar os benefícios regulamentares são asseguradas pelo valor de quotização pago pelos seus associados e pelos resultados obtidos com as actividades que desenvolve. A ASMJD com uma localização privilegiada no centro da cidade de Silves visa a melhoria da qualidade de vida da população através da prestação de um serviço de qualidade e excelência.

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

A Associação de Socorros Mútuos João de Deus (ASMJD) é uma instituição centenária que surgiu em meados do século XIX. A sua existência encontra-se pela primeira vez documentada no ano de 1897.

A ASMJD surgiu como resposta à situação de grande carência médica e medicamentosa na cidade de Silves. Resultado do empenho de um grupo de amigos silvenses que entenderam ser fulcral a existência na sua terra de uma instituição de carácter mutualista, que pudesse suprimir as necessidades da população no campo da saúde.

O Associado da ASMJD começou por ter os seus benefícios na Farmácia, primeira valência da Mutualidade. Para além de usufruir de um benefício sempre que adquiria medicamentos, o Associado, tinha também direito, com periodicidade mensal, a algodão, mercurocromo, álcool e água oxigenada. O âmbito dos serviços prestados, foi posteriormente alargado, com a inclusão de apoio médico em Clinica Geral e os cuidados de enfermagem.


Passados largos anos e face ao crescimento populacional e a novas exigências na área da saúde, surgiu a necessidade de incrementar a instituição em benefício dos seus associados. Com força, vontade, perseverança e a capacidade de gerar novas ideias iniciou-se na década de oitenta uma nova fase na ASMJD com a realização de importantes investimentos que transformaram de uma forma radical, aquilo que até aí era a realidade.

Desta forma, procederam-se a alterações a nível Estatuário, uma vez que desde a sua fundação a ASMJD concedia benefício apenas a indivíduos com idade inferior a 50 anos. Todos aqueles que estivessem acima desta idade e necessitassem de cuidados de Saúde não poderiam ser associados face aos estatutos em vigor. A idade funcionava como uma barreira de acesso à entrada de novos membros.

Foi nesta altura que se abriram novos horizontes na instituição por intermédio de uma alteração Estatutária. Todos os indivíduos que desejassem ser associados, independentemente da sua idade, poderiam fazê-lo.


Ao corrigir-se esta situação houve um enorme incremento no número de associados. Precisamente por se ter ido de encontro à realidade e aceitarmos como nossos beneficiários aqueles que mais necessitam do nosso apoio – os idosos.

Paralelamente, procedeu-se à aquisição do edifício onde funcionava a Farmácia para que a ASMJD passasse a dispor de instalações próprias ao invés de sermos arrendatários.

Este imóvel, situado bem no centro do núcleo urbano da Freguesia de Silves, uma construção centenária, com cerca de 600 metros quadrados que foi sendo progressivamente restaurado, adaptado e valorizado para que se pudesse contar com instalações dignas e com qualidade para os nossos associados.

O processo de melhoramento iniciou-se pela Farmácia que foi alvo de amplas obras de remodelação. A inauguração das novas instalações, em Maio de 2002, dotou a ASMJD de um espaço amplo e moderno, com condições excelentes.


Tendo em consideração, as inúmeras potencialidades do edifício adquirido surgiu um novo projecto e a concretização de um sonho: a criação da Clínica ASM João de Deus. A Clínica inaugurada em Junho de 2006 foi pensada, construída e equipada de raiz, permitindo acrescentar novos valências e serviços disponibilizados aos sócios e população em geral.

A Clinica ASMJD dispõe de uma ampla carteira de especialidades médicas, serviço de Fisioterapia, serviço de enfermagem, análises clínicas e ainda da capacidade para realizar diversos exames complementares de diagnóstico como electrocardiogramas, ultrasonografia, Rx dentário, colonoscopia, entre outros.


Neste momento e mediante o pagamento de uma quota mensal de 50 cêntimos os nosso associados, tem acesso directo a importantes benefícios na nossa Clínica e na nossa Farmácia.

A ASMJD, tenciona continuar a crescer e pretende oferecer aos seus associados cada vez mais e melhor!